Definição de ortografia

o que é ortografia
Ortografia é a parte da gramática que ensina a escrita correta das palavras. A
palavra "ortografia" é composta de dois radicais de origem grega: orto (= certo;
direito, reto, correto, justo, exato) + grafo (= escrita, descrição) + o sufixo formador
de substantivos: -ia.
Existem na língua portuguesa vinte e seis letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, I,
m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

Entenda o significado mais detalhado de ortografia:
Do latim orthographĭa, a ortografia é o conjunto de normas que regulam a escrita. Faz parte da gramática normativa pelo facto de ditar as regras para o uso correcto das letras e dos sinais de pontuação.

A ortografia nasce de uma convenção aprovada  por uma comunidade linguística a fim de conservar a unidade da língua escrita. A instituição encarregue de regular estas normas é a Academia da Língua.
As regras ortográficas, em geral, não estão diretamente relacionadas com a compreensão do texto em questão. Por exemplo: se uma pessoa que compreenda a língua portuguesa ler uma oração do gênero “Lebanta-te do xão, Manoel!”, não terá problemas em entender o enunciado. Porém, contém erros ortográficos. Corretamente, escreve-se “Levanta-te do chão, Manuel!”.

A ortografia contribui, sem dúvida, para a estandardização de uma língua, o que é bastante importante quando existem diversos dialetos num mesmo território, daí também fazer parte das disciplinas lecionadas na escola.
Em algumas línguas, a ortografia baseia as suas normas nos fonemas (abstrações mentais dos sons da fala), como é o caso da língua portuguesa. Porém, outras línguas, como o francês, optam por critérios etimológicos (isto é, remetem para a origem das palavras), sendo esta uma situação que promove divergências entre a escrita e a pronunciação das palavras.


EmoticonEmoticon