Se não ou Senão

quando usar senão e quando usar se não
Saiba quando devemos usar senão e quando usar se não.

Senão é uma palavra formada através da seguinte junção: se + não. Sendo uma preposição, se refere a uma limitação ou a uma exceção, sendo sinônima de exceto, salvo, fora, a não ser e menos. Sendo uma conjunção indica a consequência negativa de uma afirmação anterior, sendo sinônima de caso contrário, de outro modo e do contrário. Sendo um substantivo masculino se refere a uma falha, problema, imperfeição, defeito ou mácula. Para explicar isso, vamos observar um trecho da canção "Nos Lençóis desse Reggae", de Zélia Duncan:

"Nos lençóis desse reggae,passagem pra Marrakesh,dono do impulso que empurra o coração e o coração, pra vida.
Não me negue, só me reggae, só me esfregue quando eu pedir e eu peço sim, senão pode ferir o dia todo cinza que eu trouxe pra nós dois"

Esse "senão" que Zélia usou na letra deve ser escrito numa palavra só. Ele significa "do contrário" ou "caso contrário".

senão = do contrário / caso contrário

Exemplo:

"Faça isso, senão haverá problemas."
"Faça isso, do contrário haverá problemas."
"Faça isso, caso contrário haverá problemas."
"O aluno não fez nada senão bagunça." (a não ser)
"Venha rápido, senão não chegaremos a tempo!" (caso contrário)
"Aquela minha amiga tem apenas um senão, é muito fofoqueira." (defeito)

Saiba quando usar se não separado, as palavras "se" e "não" têm outro significado. "Se" é uma conjunção condicional, isto é, uma conjunção que indica condição.

"Se não chover, irei à sua casa."
"Caso não chova, irei à sua casa."

"Você fala como se não o conhecesse."
"Se não conseguir entregar o projeto hoje, não se preocupe."
"Se não fosse sua ajuda, não conseguiria terminar meus afazeres."

Nesse caso, a dica é simples: substitua mentalmente o "se não" por "caso não". Se for o sentido desejado, escreva "se" e "não" separadamente.

Fonte: Pasquale Cipro Neto


EmoticonEmoticon