Hiato

o que é um hiato
É chamado de Hiato o encontro vocálico entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.


Hiato é a sequência de duas vogais numa mesma palavra que pertencem a sílabas diferentes, uma vez que nunca há mais de uma vogal numa sílaba. É obrigatório a separação das duas vogais em sílabas distintas:

Por exemplo:
Os hiatos nunca irão permanecer na mesma sílaba.
sda (sa-í-da);
sde (sa-ú-de);
cme (ci-ú-me);
afiado (a-fi-a-do);
piada (pi-a-da);
ps (pa-ís);
ptico (po-é-ti-co);
moeda (mo-e-da);
navio (na-vi-o);
dia (di-a).

saída (sa-í-da)
poesia (po-e-si-a)

Significado de Hiato conforme o dicionário: 
É um substantivo masculino Encontro de duas vogais que são separadas na divisão de uma sílaba, por exemplo: hi-a-to ou pa-ís.[Figurado] Interrupção; intervalo numa atividade qualquer.[Anatomia] Vários orifícios ou fendas no interior do corpo humano: o hiato esofágico, o hiato de Falópio e o hiato de Winslon.[Geologia] Abertura ou fenda na terra: lacuna estratigráfica.

Sinônimos de Hiato: quebra, solução, interrupção, intervalo, lapso, pausa.

É tradicional considerar hiato o encontro entre uma semivogal e uma vogal ou entre uma vogal e uma semivogal que pertencem a sílabas diferentes,  como em ge-lei-a, io-iô.


Um hiato ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes. Cada vogal mantém a sua individualidade fonética, ocorrendo uma pequena pausa entre a pronúncia de uma e outra.

Lista de palavras com hiatos

sda;
sde;
cme;
afiado;
piada;
ps;
ptico;
moeda;
navio;
dia.

Confusão ao identificar os hiatos

A dificuldade na identificação de palavras com hiato surge porque hiatos são frequentemente confundidos com ditongos crescentes. Principalmente palavras pequenas terminadas em hiato podem ser facilmente confundidas com palavras monossilábicas.
Exemplos de hiatos em palavras pequenas:
lua (lu-a)
dia (di-a);
pia (pi-a);
tia (ti-a);
rio (ri-o);
fio (fi-o);
boa (bo-a)
c(ca-í);
(a-í).
A confusão entre hiatos e ditongos ocorre porque  em algumas palavras da língua portuguesa é possível a transformação de hiatos em ditongos (sinérese) e de ditongos em hiatos (diérese):
traição: trai-ção (ditongo) ou tra-i-ção (hiato)
suavidade: sua-vi-da-de (ditongo) ou su-a-vi-da-de (hiato)
piedade: pie-da-de (ditongo) ou pi-e-da-de (hiato)

Acentuação dos hiatos

A maioria dos hiatos não tem acentuação gráfica. São acentuadas apenas a vogal i e a vogal u tônicas que formam hiato com uma vogal da sílaba anterior, acompanhadas ou não da consoante s:
cafna (ca-fe-í-na);
fsca (fa-ís-ca)
sva (sa-ú-va);
balstre (ba-la-ús-tre).
Exceções à regra:
A vogal i e a vogal u não são acentuados se vierem antes do dígrafo nh, como em rainha e moinho.
A vogal i e a vogal u não são acentuados se vierem depois de um ditongo, como em feiura e baiuca.

Encontros vocálicos

O hiato é um encontro vocálico, ou seja, é uma sequência de sons vocálicos numa palavra. Além dos hiatos, existem outros encontros vocálicos, como os ditongos e os tritongos.
Nos ditongos, ocorre o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba: caixa, peixe, roupa, meu, televisão, pães,...
Nos tritongos, ocorre o encontro de uma semivogal, de uma vogal e de outra semivogal na mesma sílaba: iguais, Uruguai, averiguei, saguão, enxaguou,...

Este é o posto mais novo


EmoticonEmoticon