Significado de Pleonasmo

o que é pleonasmo figura de linguagem
O Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para intensificar o significado de um termo através da repetição da própria palavra ou da ideia contida nela. Consiste em uma redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.

Exemplos de Pleonasmo:
"E rir meu riso e derramar meu pranto."
"Vi com estes meus olhos que a terca há de comer."
"Vou matá-lo com estas minhas mãos."
"A mim, enganaram-me todos. "
"Ao pobre nada lhe peço, ao rico nada lhe devo."
"Médica, ela nunca o será."
"Chorou um choro de profundo lamento."


O que é o Pleonasmo vicioso
Trata-se da repetição desnecessária de algum termo ou ideia na frase. Essa não é uma figura de linguagem, e sim um vício de linguagem.

Exemplos de Pleonasmo Vicioso:
"Entrar para dentro."
"Sair para fora."
"A brisa matinal da manhã." 

Questões relativas ao uso de Pleonasmo:

1) Pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como marca a repetição de palavras ou expressões, aparentemente desnecessárias, para enfatizar uma ideia. No entanto, alguns pleonasmos são considerados vícios de linguagem por informarem uma obviedade e não desempenharem função expressiva no enunciado. Considerando esta afirmação, assinale a alternativa que possui exemplo de pleonasmo vicioso.

Resposta:  e) O termo usado tirou para fora é um Pleonasmo Vicioso.

2) A respeito da identificação do sujeito do texto com um “pleonasmo”, podemos afirmar que se trata de uma figura de linguagem cujas características apontam para:
a) a redundância e a repetitividade.
b) a insegurança e o excesso.
c) a circunspecção e a introversão. 
d) o talento e a comodidade.

Resposta: a) redundância e a repetitividade.

3) A expressão que apresenta um pleonasmo na correspondência é:
a) então.
b) além disso.
c) rogamos que.
d) reiterar outra vez.
e) casualmente.

Resposta: d) Reiterar outra vez.  


EmoticonEmoticon