Verbos Defectivos

Tags

exemplos verbos defectivos
VERBO DEFECTIVO é aquele de conjugação incompleta, ou seja, aquele que não tem todos os modos, tempos e pessoas. Podem ser conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou melhor, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.

Exemplos de verbos defectivos mais conhecidos: 
abolir, adequar, doer, falir, reaver, banir, brandir, colorir, carpir, delir, demolir, delinquir, ruir, explodir, feder, bramir, extorquir, retorquir, esculpir etc.




Verbo ABOLIR.
 
O presente do indicativo começa na segunda pessoa do singular:
tu aboles, ele abole, nós abolimos, vós abolis, eles abolem.

Verbos ADEQUAR, FALIR e REAVER.
No presente do indicativo, só é conjugado em duas formas:
Nós adequamos / Nós falimos / Nós reavemos / Vós adequais / Vós falis / Vós reaveis.

Para a maioria dos estudiosos não existe a forma "adeqúo". A solução é substituir por um
verbo sinônimo ou expressão equivalente: em vez de "eu me adeqúo à atual situação",
poderia ser "eu já estou adequado à atual situação" ou "estou me adequando à atual situação".
 
Assim, também não existem as formas "eu reavejo ou reavenho". A solução, aqui, é "eu
estou reavendo" ou substituir por um sinônimo: "eu recupero".

Como "reaver" é derivado do verbo "haver", lembre-se desta relação: ele houve / ele
reouve; nós houvemos / nós reouvemos; eles houveram / eles reouveram; se eu houvesse /
se eu reouvesse; quando ele houver / quando ele reouver.

Verbo VIGER (estar em vigor, vigorar).
Só é conjugado nas formas que ao "g" segue-se "e". Exemplos: vige, vigem, vigendo, etc.
Outros verbos: Carpir, explodir, feder, colorir, demolir, extorquir e banir.

Exemplo: 

Eu “colôro” ou eu “colóro”?

Resposta: Nenhum dos dois. O verbo colorir é defectivo, e não possui conjugação na primeira pessoa do tempo indicativo. Nesse caso, uma solução é optar pelo gerúndio “Eu estou colorindo”. Vale lembrar que em outros tempos verbais, a conjugação em primeira pessoa passa a existir:


Verbo PRECAVER.
Como esse verbo normalmente é pronominal, as formas do presente do indicativo acabam
sendo "nós nos precavemos, vós vos precaveis".
Assim, não existem as formas "precavenho, precavejo, precavenha e precavenham",
como se costuma ouvir no dia-a-dia.

Os verbos defectivos não são incompletos nos pretéritos e nos futuros. Nesses tempos, portanto, o verbo precaver é conjugado em todas as formas: eu me precavi, ele se precaveu, eles se precaveram, se eu me precavesse, se ele se precavesse, se eles se precavessem, etc.


EmoticonEmoticon